quinta-feira, 6 de março de 2014

Side-car: uma opção adequada à renovação de frota?

Considerando a patética realidade econômica, política e social do Brazil, a republiqueta bananeira chafurdada em escândalos de corrupção e inebriada pela mais profunda degradação moral, todo o jogo de empurra que se faz quando a pauta da "renovação de frota" é posta à mesa de discussão é suficiente para evidenciar que não há um real interesse em promovê-la de uma forma que a transição de um "sucatão" todo fodido para algum veículo novo se dê da forma mais adequada às necessidades operacionais do cidadão que estivesse a fazer a troca.

A meu ver, não é tão realista imaginar que o Zé-da-esquina que mal conseguiria amarrar uns arames numa Belina caindo aos pedaços daria conta de manter qualquer milzinho 0km em condições aceitáveis de conservação e segurança, enquanto opções adequadas à realidade brazileira são sistematicamente marginalizadas de modo a perpetuar algumas discrepâncias que asseguram muitas tetas para os corruptos de plantão seguirem mamando...

Devo reconhecer que, em outros momentos, de fato emiti opiniões desfavoráveis ao uso de side-cars, mas após algumas reflexões passei a considerá-los até bastante adequados às condições operacionais que tem prevalecido no trânsito das principais cidades brazileiras, além de conciliar capacidade de carga próxima à de alguns carros subcompactos ao menor custo de aquisição e manutenção inerente às motocicletas utilitárias de baixa cilindrada.
Não apenas para o transporte de cargas, aplicação na qual os side-cars tem uma aceitação mais ampla no mercado local, há muito o que se salientar acerca da utilidade no transporte de passageiros, tanto em uso privado/familiar quanto remunerado (moto-táxi), vencendo ainda a percepção incutida no imaginário popular de que o side-car seria uma gambiarra. É importante frisar que,  nos mercados europeu e americano, com uma cultura motociclísticas mais desenvolvida, o side-car ainda encontra entusiastas fervorosos, e tem no transporte de passageiros basicamente a única aplicação atual.

Já no Brazil, apesar de um incremento na participação das motocicletas de média e alta cilindrada no mercado, ainda acaba-se por manter estigmas que levam o side-car a ser visto ainda como não sendo tão "nobre" para o uso recreacional, enquanto na Zooropa o principal interesse por side-cars tem raízes "nostálgicas" exatamente vinculadas à contribuição que deram ao desenvolvimento europeu numa época em que, além do custo de aquisição e manutenção mais baixo, a maior simplicidade mecânica acabava por proporcionar uma aptidão até mais elevada a condições meteorológicas severas, enquanto muitos carros antigos precisavam ficar em garagens com aquecimento interno para evitar que a água do radiador congelasse e a expansão do gelo causasse estragos no sistema de refrigeração ou até mesmo arrebentar o bloco do motor...

Na verdade, chega a ser um tanto irônico que um dos povos mais adeptos a improvisos cuja confiabilidade se mostra muitas vezes discutível, acabe por apresentar uma intrigante mescla de desconfiança e desprezo por uma alternativa que já demonstrou utilidade até mesmo em campo de batalha durante as duas grandes guerras mundiais do século passado...

A título de curiosidade, durante o período entre-guerras o "carro do povo" na Alemanha na verdade não era o Fusca, que acabou por se firmar no mercado local já no pós-guerra devido principalmente ao trabalho do interventor britânico que havia assumido a direção da fábrica logo após o fim do conflito, o major Ivan Hirst. Nesse meio-tempo, a função que seria do Fusca acabava delegada às motocicletas com side-car.

É conveniente salientar que o contexto político e o intervencionismo estatal na economia do Terceiro Reich não eram tão diferentes do que tem acontecido no Brazil nos últimos anos, com a gritante diferença que nessa terra infestada de parasitas politiqueiros não foi necessário que nenhuma potência estrangeira impusesse um processo de desmilitarização que acaba por propiciar a consolidação de um regime totalitário, por impedir que inimigos internos sejam devidamente expurgados.

Não é tão adequado esquecer que paga-se no Brazil um preço dinamarquês por gasolina de qualidade africana, então uma motocicleta com side-car obtendo médias de consumo de combustível significativamente mais contidas que as de qualquer hatchback "popular" atualmente comercializado no país já leva uma boa vantagem, mas aí já se começaria a desafiar os interesses de alguns burocratas que já estão criando raízes dentro da combalida Petrobras, cujo caixa vem sendo saqueado para cobrir outros rombos estatais e ainda para patrocínios a "artistas" de talento discutível que só garantem uma boquinha por estarem ideologicamente alinhados aos atuais detentores do poder central.

Mas esse não é o único exemplo de incoerências político-burocráticas contra o side-car: ao lembrarmos que, apesar do conjunto formado pela moto e o side-car ter um pneu a mais que a moto avulsa, ainda é um pneu a menos na comparação a um carro de capacidade de carga comparável ao conjunto. Fala-se muito sobre o acúmulo de água parada dentro de pneus velhos descartados incorretamente e o favorecimento à procriação do mosquito da dengue, quando na prática a redução na quantidade de pneus velhos a serem descartados não apenas contribuiria numa redução nos focos de mosquitos como também facilitaria a logística para um descarte adequado e eventual reprocessamento de pneus velhos e outros resíduos de origem veicular.

Considerando que a "renovação de frota" realmente seja levada a sério e promovida de uma forma adequada às reais necessidades operacionais do usuário, não seria justo tratar com tanto descaso as possíveis aplicações para o side-car...

4 comentários:

Claudiomar disse...

Se não fosse pela burocracia de ter que adicionar categoria de moto na carteira de motorista eu até encarava uma moto com side-car. Sempre gostei de moto mas não tem como andar com a mulher e a filha penduradas numa.

Ricardo disse...

Faz todo sentido. Com o preço dos carros populares e da gasolina o sidecar chega a parecer uma opção boa para os pobres.

Marcelo disse...

Toda a sua argumentação em defesa dos sidecars faz sentido. Sou militar e cada vez mais me decepciono ao ver os rumos que o país vem tomando sob as garras dessa esquerda podre, e não é só por causa do preço da gasolina. Pior que do jeito que a coisa anda, se bobear até as FF.AA. vão ter que acabar recorrendo a esse tipo de veículo que lugar nenhum emprega mais em campo de batalha, afinal é muito mais conveniente para os políticos ladrões presentear os camaradas deles em republiquetas ainda mais miseráveis que o Brasil do que dar respaldo a nós militares para lutar contra os inimigos da pátria.

Leonel disse...

Já cheguei a ver fotos de sidecars cobertos que tem em algum lugar da Ásia, até seria uma boa por manter os passageiros mais protegidos da chuva e alguma bagagem mais protegida contra furto ou vandalismo.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.