domingo, 16 de novembro de 2014

Shuanghuan Noble

Que os fabricantes chineses são constantemente acusados de plágio já não é novidade, mas às vezes até que as cópias podem ter uma ou outra vantagem sobre o original. Um caso que merece ser observado é o Shuanghuan Noble, "inspirado" visualmente no smart ForTwo mas com algumas diferenças muito significativas no tocante à capacidade de passageiros e disposição do powertrain. No caso do exemplar das fotos, avistei ontem à tarde no bairro Farroupilha, perto do Colégio Militar de Porto Alegre. Apesar do comprimento de 3,01 metros ser apenas 31 centímetros superior aos 2,70 metros do smart, e 4 centímetros mais curto que o Austin/Morris Mini original inglês, já permite disponibilizar acomodação para mais 3 passageiros além do motorista, contra apenas um no smart.
Enquanto o smart atualmente usa motor de 3 cilindros e 1.0L com turbo montado na traseira, o Noble usa um aspirado de 4 cilindros e 1.1L montado na dianteira, ambos em posição transversal, com refrigeração líquida e movidos a gasolina. A velocidade máxima no smart é limitada eletronicamente a 140km/h, e o Noble alcança 135km/h sem tal recurso, o que denota um escalonamento pouco adequado das relações do diferencial e do câmbio manual de 5 marchas. O smart recorre à tração traseira, ao passo que o Noble usa a tração dianteira que tem predominado nos veículos compactos e subcompactos. Pode-se até entender no caso do Noble o recurso à motorização dianteira, visando acomodar mais 2 passageiros na diminuta cabine sem que tivessem de disputar espaço com o motor e a transmissão, embora a tração traseira não seja tão inadequada a um microcarro urbano por não provocar interferência de semi-eixos no ângulo de esterçamento da direção, favorecendo o diâmetro de giro.

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