segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Freios a tambor: mais longe da extinção do que poderia parecer

Numa época em que até as motocicletas de pequena cilindrada já vem incorporando os freios a disco mais intensamente, em algumas como na Honda XRE 190 incorporando também o sistema ABS ainda que nesse caso apenas a roda dianteira esteja dotada do sistema antitravamento, poderia parecer o fim da linha para os tambores. No entanto uma série de fatores, que vão desde a maior facilidade para incorporar o acionamento manual dos freios de estacionamento numa aplicação automotiva até uma menor probabilidade de danos provocados por detritos que possam estar presentes em percursos fora-de-estrada, ainda evidencia que uma substituição total ainda está distante da realidade. Evidente que o custo não é descartado, como pode ser observado pela permanência dos freios a tambor nas duas rodas em motos mais simples como a Honda CG 125 Cargo, mas está mais longe de ser o único motivo do que poderia parecer.
Ao menos nas motos menores, em parte devido à não-obrigatoriedade do sistema ABS, permanece nos sistemas de freio a tambor o acionamento totalmente mecânico por meio de cabo flexível para o dianteiro enquanto o freio traseiro ainda é acionado por varão. Logo, os custos com fluido de freio são eliminados da planilha de manutenção, bem como uma eventual contaminação por umidade que venha a alterar o ponto de ebulição do fluido e antecipar a ocorrência da fadiga por superaquecimento (fading) usualmente mais associada à menor dissipação de calor proporcionada pelos tambores em comparação aos discos. Eventualmente, o fator mais decisivo para uma erradicação desse tipo de freio nas motocicletas à venda no mercado brasileiro venha a ser uma futura obrigatoriedade do ABS, tendo em vista que para aplicações motociclísticas foi dada uma prioridade ao desenvolvimento de soluções para serem integradas a sistemas de freio a disco que já contam com o acionamento hidráulico. Até mesmo alguns modelos que contavam com disco dianteiro e tambor traseiro, como a Honda CB 300R, passaram a ter o freio traseiro também a disco nas versões equipadas com ABS.
Sem ABS - freio traseiro a tambor acionado por varão
Com ABS - freio traseiro a disco hidráulico

Ao menos até o princípio dos anos 2000, a configuração do freio também acabava facilitando uma diferenciação visual de modelos com uma proposta semelhante como as Honda XLR 125 e XR 200 R e de certa forma reforçando a "hierarquia" entre diferentes classes de cilindrada ainda que nesse caso não estivessem assim tão distantes. Mas enquanto a XLR apresentava modestos freios a tambor com acionamento mecânico em ambas as rodas, a XR já trazia o disco hidráulico na dianteira até com o intuito de salientar pretensões quanto a um desempenho mais vigoroso, que também podiam ser percebidas por outros detalhes como a carenagem lateral maior que poderia já servir como number-plate caso o proprietário estivesse disposto a mostrar que tem culhões e tentar a sorte em alguma competição. Porém, ao invés de se encarar esse como um dentre tantos casos em que a forma se opõe a função, é conveniente observar a disposição em estabelecer um compromisso entre a rusticidade e o desempenho. Diga-se de passagem, me parece relevante recordar que os freios da XLR 125 chegaram a ser elogiados num teste publicado pela Revista da Moto em 2001 (eu adorava essa revista quando era moleque, mas realmente não me recordo o mês da publicação nem qual jornalista assinou a matéria) justamente pela estanqueidade que proporcionava proteção ao transpor trechos alagados ou enlameados.

Enquanto isso no segmento automotivo, onde o acionamento hidráulico dos freios já se tornou padrão há mais de 30 anos e os discos substituíram por completo o tambor ao menos nas rodas dianteiras, alguns modelos mais recentes como a Fiat Toro tem sofrido críticas por manterem os freios traseiros a tambor em todas as versões. Por ter sido alçada a uma categoria tida como prestigiosa num país miserável como o Brasil, é de se esperar um nível maior de exigência por parte dos consumidores que contam com os recursos necessários para adquirir o modelo, bem como as alterações na concentração de peso quando carregada servirem de justificativa para o uso de um sistema de freios visto como mais eficiente  Mas é até compreensível que os tambores ainda ganhem uma sobrevida, tendo em vista ser mais facilmente adaptável um sistema de acionamento a cabo para que incorporem também a função de freio de estacionamento. Já nos freios a disco, até o tamanho das pinças torna mais desafiador integrar o acionamento mecânico do freio de estacionamento, principalmente agora que disputaria espaço com os sensores do ABS. Alguns modelos já antigos, como o Opel Vectra B que no Brasil e maior parte da América do Sul foi comercializado como Chevrolet, recorriam ao chamado "drum-in-hat" para contornar esse dilema. Quando equipado com freios de serviço a disco nas 4 rodas, o Vectra B contava com um sistema de sapatas expansivas usando uma parte mais profunda ao centro dos discos traseiros como a carcaça externa de um tambor propriamente dito, de forma que o aspecto dos discos traseiros até lembrava um chapéu.

Outro aspecto que merece alguma atenção, principalmente entre entusiastas de carros antigos modificados eventualmente ainda usados como daily-driver como é o caso de tantos Fuscas, e ainda tem alguma dúvida entre fazer ou não um upgrade nos freios, é o fato dos tambores não acumularem tanta poeira nas rodas como acontece com os discos. É inevitável que o material de atrito dos freios (pastilhas nos a disco e lona nos a tambor) libere um pó fino à medida que vá sendo gasto, e o mesmo fluxo de ar que vá fazendo a refrigeração dos discos acabaria espalhando essa poeira por outras superfícies próximas, ao passo que num veículo ainda dotado de freios a tambor o acúmulo desse resíduo fica mais contido e portanto a área a ser limpa (no momento da troca das lonas ou de outros componentes internos do freio) é menor. Eu lembro de um Chevrolet Chevelle Malibu que um ex-vizinho herdou quando o sogro morreu, e quando eu vi aquela barca pela 1ª vez logo me chamou a atenção que as rodas mais modernas acabavam expondo mais os tambores de freio originais que não eram tão vistosos quanto um sistema a de freios a disco, mas no fim das contas acabava contribuindo para que as rodas dificilmente estivessem muito sujas.

Nos caminhões, também tem havido espaço para questionamentos em torno de vantagens e eventuais desvantagens inerentes a cada tipo de freio, com os tambores ainda tendo espaço cativo em veículos destinados à operação em ambientes severos que impõem velocidades médias menores e ao menos em teoria diminuam a propensão a uma fadiga dos freios, desde modelos civis encontrados em canteiros de obra ou áreas rurais até viaturas militares de transporte não-especializado. A menor propensão a danos que agentes externos poderiam provocar ao mecanismo de acionamento é o principal motivo apontado por boa parte de operadores e gestores de frotas que permanecem fiéis ao tambor, mesmo com o maior peso inerente a esse sistema não deixando de representar uma desvantagem quando comparado aos freios a disco. É natural que outras razões também influenciem nessa preferência, desde o custo de aquisição até eventualmente uma maior facilidade em encontrar assistência técnica e intercambialidade de componentes com modelos mais antigos que permaneçam em operação.

Chegaram a ocorrer casos em que a estratégia de fabricantes de caminhões teve de ser revista para atender às diferentes necessidades e preferências. Um bom exemplo foi quando a Volkswagen lançou o modelo Delivery 5-140 (substituído pelo 5-150 em 2012), voltado ao segmento dos VUCs (veículos urbanos de carga) e cujos freios hidráulicos com discos no eixo dianteiro e tambores atrás destoavam dos modelos maiores da marca que ainda contam com freios a ar dotados de tambores em todas as rodas. Mais direcionado a aplicações de distribuição urbana e entregas porta-a-porta, e com rodado simples no eixo traseiro que ao menos em teoria diminui as despesas com pedágio em rodovias, acaba inserido num segmento onde a rusticidade dos freios a tambor já não é tão decisiva. Num extremo oposto, o destaque vai para a Mercedes-Benz que teve de recuar e oferecer o extrapesado Actros também com freios a tambor ao invés de manter somente o sistema a disco como padrão, tendo em vista o uso do modelo em operações mistas tanto em rodovias pavimentadas quanto fora-de-estrada.

Definir qual o tipo de freio mais adequado para um veículo está longe de ser uma ciência exata pois, como todo sistema automotivo, sempre vai envolver algum grau de compromisso entre diferentes necessidades e/ou preferências e quais venham a ser as prioridades do projeto. Enfim, por mais que o disco já tenha se firmado como uma opção mais de acordo com aplicações onde o prevaleça o desempenho, enquanto houver quem não esteja disposto a abrir mão de uma maior resiliência a condições ambientais adversas o tambor ainda estará longe de ser totalmente relegado à obsolescência.

5 comentários:

Tarciso disse...

Para serviço nas fazendas o tambor ainda é melhor mesmo. E depois na estrada tem muito trecho onde realmente se usa mais o freio-motor que o freio propriamente dito, eu já fui muitas vezes de São Paulo ao Guarujá quase sem nem relar no pedal do freio, só no freio-motor e no freio de mão.

Rob disse...

Realmente aí no Brazil ainda se vende motociclos com freio tambor? Certo meu pai braziliano teve bons motivos para deixar tudo isso para tras e emigrar para América. Desculpe erros de portuguese, papai nunca preocupado para ensinar eu

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Um motorista de ônibus interestadual me contou um caso parecido durante uma viagem entre Porto Alegre e Florianópolis, mas como o ônibus em questão usava chassi Scania com câmbio Opticruise de 2ª geração (já sem pedal de embreagem) e cruise-control ele quase não tocava nenhum pedal durante a maior parte do percurso.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Sim, ainda há motos 0km com freios a tambor em ambas as rodas à venda no Brasil.

Jailson disse...

Freio a disco pode até ser bom, mas tambor não é tudo de ruim como alguns dizem.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.